segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Doha - Catar


Vou abrir este blog falando de um dos lugares que eu mais gostei de conhecer até hoje: o Qatar. 

O Qatar (ou Catar) é um pequeno país localizado na costa nordeste da Península Arábica. 



O país tornou-se independente apenas em 1971, o que o torna um país relativamente novo. Contudo, por ser um país muito rico, vem se desenvolvendo com uma velocidade beeeem acelerada. 

A capital, Doha, é uma cidade muito bonita, moderna e luxuosa. Como estive em Doha mais do que nas outras cidades, é nela que vou concentrar a maior parte das informações.   




ATRAÇÕES TURÍSTICAS




* The Pearl

The Pearl é uma ilha artificial construída em uma área nobre de Doha. É uma ilha onde foram construídos apartamentos, lojas, hotéis, restaurantes e outros empreendimentos, todos modernos e luxuosos.

Um lugar muito bonito de conhecer.










* Souq Waqif

Muito próximo ao Corniche, fica o Souq Waqif, uma espécie de mercado público, onde se vende de tudo (desde galinha viva a souvenir do Qatar).

O Souq abriga inúmeros restaurantes, com comida de diversas partes do mundo.

Alpem disso, tem " Shisha lounges", que são espaços onde os qataris sentam-se confortavelmente para fumar seu narguilé. Existem vários lounges no Souq.

O Souq tem mais de cem anos, mas está todo restaurado. Atualmente também se utiliza o espaço para realização de eventos.  

Eu adorei conhecer. Fui passear um dia de noite, jantei, comprei souvenir, comprei um monte de coisinhas. Vale muito a pena passear lá.











* Corniche

Dar um passeio no Corniche é uma boa pedida para conhecer Doha.

O Corniche é um calçadão de frente para o mar que se estende por alguns quilômetros ao longo da Baia de Doha. O calçadão e avenida paralela ligam o emergente bairro empresarial de West Bay com o sul da cidade.

Em algumas partes do Corniche se tem uma vista linda dos prédios chiques da zona de West Bay.












* Desert Safari

Recomendo muuuuito fazer um rali no deserto. A maioria dos hotéis oferece pacotes de excursão que vão até o deserto.

Além da corrida nas dunas naquelas camionetes 4x4, o guia faz algumas paradas ao longo do passeio para tirar fotos do deserto, para andar de camelo, entrar no mar (se quiser), correr de moto na areia etc.

É uma aventura bem bacana e muito bonita.

Alguns sites que oferecem o passeio: Qatar Adventure e Qatar International Adventure

Segue algumas fotos do meu passeio no deserto...











* Gold Souq

É localizado próximo ao Souq Waqif, com 42 lojas lojas que vendem tudo que se pode imaginar de ouro.

Quando eu estive lá (2011), valia muito a pena comprar,  pois o preço estava muito abaixo do valor que se paga pela grama do ouro no Brasil.

Pedia as jóias do jeito que eu queria, e eles faziam. Enquanto isso eu ficava passeando nas outras lojas.

Dica: pechinche muito, pois eles abaixam muuuito o preço.






* Museu de arte islâmica

Localizado no Al Corniche, o Museum of Islamic Art tem um considerável acervo de arte islâmica, incluindo manuscritos, cerâmicas, metais, vidros, textura, madeira e pedra preciosa. 







COMPRAS

Não vi muitas lojas nas ruas, mas tem muitos shopping no Qatar.

O meu preferido é o Villaggio Mall, que além de ter ótimas lojas (as melhores do mundo, por sinal), é lindo.  Mesmo que você não pense em comprar nada, vale a pena conhecer a arquitetura do shopping. O teto imita as nuvens (o teto se mexe e dá a sensação de que as nuvens estão andando) e o shopping parece Veneza, com gôndolas que percorrem os corredores. Lindo, lindo.





Também gostei bastante do City Center Shopping Mall (enooorme) e das lojas que tem no The Pearl. 







ONDE FICAR 

Eu fiquei hospedada no Millennium Hotel Doha e achei o hotel maravilhoso. Muito bem localizado, próximo dos shoppings e do Corniche. Meu quarto era enorme. O café da manhã era maravilhoso, mas não estava incluído no preço. E do hotel sai transporte para todos os passeios turísticos.

Além do Millennium, recomendo os seguintes hotéis:


Todos são bem localizados e de padrão muito bom.

Embora eu seja adepta de albergues e mochilão em muitos países, no Qatar eu não recomendo que mulheres sozinhas viajem e se hospedem em albergues ou hostel. Se possível, opte por uma rede internacional, para evitar qualquer tipo de problema. Lembrando que estamos falando de um país onde a mulher não tem muito espaço e não é muito respeitada. 





ALIMENTAÇÃO

Adorei a comida. Tudo muito apimentado, temperado, saboroso. 

O único porém da gastronomia do Qatar é a proibição de beber bebida alcoólica na maioria dos restaurantes. Não sei vocês, mas quando estou viajando aprecio muito sentar para almoçar/jantar e tomar um vinho, kir royal ou um chopp. 

Estive em alguns restaurantes bem legais no The Pearl, com pratos maravilhosos de frutos do mar (dica precisosa: podia beber vinho lá. Obaaaa). 

Na maioria dos hotéis cinco estrela também tem ótimos restaurantes, nos quais é permitido beber.

Gostei muito de comer no Souq. Tem bastante restaurante de comida típica.

E uma coisa que eu adorei prover foi milho cozido no vapor com sabores (alho e óleo, pimenta, barbecue etc.). São vendidos em carrocinhas nas ruas e nos mercados. Barato e delicioso.

Se encontra de tudo em termos de alimentação no Qatar, desde Haagen Daz a sushi. 


VIDA NOTURNA 

Confesso que não tive oportunidade de explorar a vida noturna de Doha, mas sei que as melhores festas são localizadas dentro de alguns hotéis, como o Ramada Plaza, o W Hotel ou o Sheraton Resort. 



COPA DO MUNDO 2022

Em 2022, a Copa do Mundo vai ser no Qatar.

Como sei que é um país muito rico e que investe muito em construções imponentes, farei de tudo para ir novamente em 2022 só para ver os estádios e o crescimento do país desde que estive lá.

Segue abaixo fotos de alguns projetos de estádios que estão sendo construídos para a Copa.









DICAS FINAIS


* Não andar com a roupa muito decotada, nem com os ombros de fora. Lá eles ainda são muitos "atrasados" e se ofendem com quem não respeita os costumes deles. E já que nós que somos os visitantes, nada mais certo do que nós nos adaptarmos ao jeito de ser deles.

* Se viajar no verão, leve roupas leves porque faz muito, muito, muito calor. A melhor pedida no verão é qualquer programa que tenha ar condicionado, porque a sensação térmica é de matar.

* Não tire foto da cara dos homens e das mulheres de lá. Se quiser tirar, disfarce. Eles não gostam.

Espero que tenham gostado das minhas dicas. Precisando de qualquer outra, é só me perguntar... Será um prazer ajudá-los.

Abraços e até o próximo post, com informações de algum outro destino.

Bjs